Cheios de que?

Estevão, o exemplo de vida a ser imitado.

Estevão tinha o perfil do verdadeiro cristão. Qualidades: 1º) Vida integra ( boa reputação), 2º) Um homem cheio do poder do Espírito Santo, 3º) Um homem cheio de amor. As perseguições e injurias não serviram de motivo para desmotivá-lo, nem para deixar de demonstrar o amor verdadeiro que procede de Cristo Jesus. Como você se encontra hoje? Cheio de que?

Texto: Atos 6:8-15

Estevão, o exemplo de vida a ser imitado. Três características importantes:

1º Vida integra: v.3 Estevão tinha boa reputação - a integridade de Estevão era tanta que para julgá-lo de qualquer coisa foi preciso subornar falsas testemunhas.

2º Um homem cheio do poder do Espírito Santo: v.5 v.8 v.10 cap.7:55 - uma vida de cheia do Espírito Santo é a consequência de se viver integralmente para o Senhor. O Espírito Santo é responsável por transformar vidas. Ex.: Saul

1Sm 10:6 O Espírito do Senhor se apossará de você, e com os profetas você profetizará , e será um novo homem.

1Sm 10:9 Quando se virou para afastar-se de Samuel, Deus mudou o coração de Saul.

3º Um homem cheio de amor:

At 7:59 Enquanto apedrejavam Estêvão, este orava: "Senhor Jesus, recebe o meu espírito".

At 7:60 Então caiu de joelhos e bradou: "Senhor, não os consideres culpados deste pecado". E, dizendo isso, adormeceu.

Estevão mesmo sendo perseguido, injustiçado, injuriado e até apedrejado, demonstrou o amor de Deus em sua vida. Um homem cheio de fé, cheio de graça, cheio da palavra de Deus, cheio do Espírito Santo, cheio do Poder de Deus e cheio de perdão.

Como nos encontramos hoje? - Cheios de que?

O mundo precisa de mais Estevãos cheios de Deus, não de homens cheios de mágoas, iras, contendas, invejas, cheios de conhecimentos vãos, cheios de bens, diplomas e cheios de compromissos consigo mesmos.

A vida de Estevão constitui-se para nós não apenas um exemplo, mas também um "desafio".

Onde estão os jovens cheios do Espírito Santo que sejam retos em seu proceder, sólidos em suas palavras, e ao mesmo tempo tenham um coração quebrantado ao ponto de perdoar até mesmo os seus inimigos?

E assim, quem sabe, poderemos nos enquadrar ao perfil daqueles que o autor de Hebreus se refere: O mundo não era digno deles - Hb 11:38. Estevão, com certeza.

Seminarista Robson Leandro Binotto
Estudo dos Jovens IECC - 29/01/2011


Comente!!!

R. Monsenhor Aguinaldo José Gonçalves, 332, Vila Proost de Souza, Campinas - SP
CEP: 13033-690 | Tel: (19) 3722-2203 | Mapa de como chegar