O que será da família?

A família é uma instituição divina; aliás, a primeira instituição. Deus criou o homem e a mulher à Sua imagem, e depois lhes disse para serem fecundos, multiplicando-se e enchendo a terra (cf. Gn 1.27 e 28).

Em nossos dias a família vem sofrendo ataques diversos, com a finalidade de dissolver esta instituição criada por Deus para o benefício daqueles que a compõem. É na família que cada membro deve ser acolhido com amor, costumes, hábitos, caráter, crenças e moral. Por isso se pode afirmar que o que é bom para a família, é bom para o mundo. Mas aquela célebre assertiva: "A família é a célula mater da sociedade", parece não mais ser reconhecida como verdadeira.

É tempo de os cristãos reagirem de modo sistemático para construir a sua família segundo o propósito de Deus. E se deve começar por onde Ele mesmo começou: com a união de um homem a uma mulher, um projeto original de Deus, que vem sofrendo um ataque brutal. Infelizmente, para alguns, o conceito de "família" nos dias de hoje já exclui um dos principais integrantes, contrariando o propósito para o qual foi instituída!

A legitimidade do lar gera honra;esta honra cria o bem comum no seio da família; este bem constitui se num patrimônio inalienável, muito importante para Deus, para o marido, para a esposa, para os seus filhos e para a sociedade. É o patrimônio representado pelo seu lar que merece ser comemorado neste mês de Maio!

Todos os filhos precisam crescer num lar assim constituído pelo Senhor, conscientes do específico propósito dEle para todos os membros da família cristã. Aos filhos é dito pelo Senhor: "Obedecei a vossos pais, pois isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), para que te vá bem e sejas de longa vida sobre a terra" (Ef 6.1-3), e ainda: "Filhos, obedecei a vossos pais; pois fazê-lo é 3.20).

Os pais, por sua vez, que assumam o compromisso de serem fiéis mordomos da riqueza que o Pai celestial colocou em suas mãos ? a família. Que não transgridam o mandamento deixado pelo Senhor: "Pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor" (Ef 6.4), e "Pais, não irriteis os vossos filhos, para que não fiquem desanimados" (Cl 3.21).

Se, pelo menos os pais e os filhos crentes, observarem esses mandamentos divinos, a família estará efetivamente dando a sua contribuição para a existência de uma sociedade mais justa, mais pacífica e mais temente ao seu Criador.

Pr. Vanderli


Comente!!!

R. Monsenhor Aguinaldo José Gonçalves, 332, Vila Proost de Souza, Campinas - SP
CEP: 13033-690 | Tel: (19) 3722-2203 | Mapa de como chegar