Os discípulos de Jesus e o Sermão do Monte

// março 21st, 2013 // Devocionais, Sem categoria

Mateus 5

sermão do monte

Logo após seu batismo e tentação, Jesus resolve levar seus novos discípulos para um monte próximo a Galiléia. Como mestre e Rabi, o próprio Deus encarnado, inicia uma série de novíssimos ensinamentos que evidenciariam o novo governo com sua vinda a esse mundo.

Mas uma pergunta nos salta a mente: – Como essa nova comunidade de discípulos receberia tais ensinamentos? como encarariam essa nova forma de agir, de falar, de amar…? sem dúvida, ficaram eles maravilhados com aquelas palavras, encantados como Jesus conduzia sua oratória, estasiados com a sabedoria do mestre. Certamente se nós estivéssemos lá também ficaríamos. Todavia a reação verdadeira que deveríamos ter  não poderia ser apenas essas de encantamento e admiração.

O ensino de Jesus, desde o princípio fora para quebrantar os corações dos discípulos; acostumados com a dureza e o rigor de uma lei mal interpretada que reprimia os pobres e desprezava aqueles que não se “encaixavam” em sua “religião”; acostumados com o julgamento implacável dos magistrados que menosprezavam as pessoas “pecadoras”, acostumados em serem maus…

O ensino de Jesus visava algo muito além da religião, pois naquele momento ensinava aos seus discípulos a HUMILDADE. Apenas com humildade seriam capazes de entender a mensagem do Sermão do Monte  e encararem suas próprias mazelas, maldades e atitudes egoístas. Estavam acostumados a buscarem seus próprios interesses, mas agora são desafiados a se submeterem e a encarar uma nova realidade, uma nova identidade, deixando para trás as coisas velhas e caminhando com esse novo Rei, do novo Reino que requer apenas uma coisa de seus novos súditos: OBEDIÊNCIA.

Jesus Aponta para um novo horizonte, assim como os discípulos devemos  achegar a ele com humildade, obedece-lo e nos achegar a sua palavra viva que revela quem nós realmente somos e o que, como discípulo,devemos fazer.

Jesus nos convida a subir com ele no monte.

Leave a Reply